
Conheça o nosso júri

Almiro Vilar
Escanção e, até há dois anos, Chefe de sala do restaurante Pabe, em Lisboa, onde exerceu a profissão por mais de 20 anos. Já assumiu o cargo de Presidente da Assembleia Geral na Associação dos Escanções de Portugal e é, actualmente, Vice-Presidente de Conselho Fiscal.

Fábio Nico
Chefe de Sala e Escanção n'O Ermita – Hotel Convento de São Paulo, no Redondo, Alentejo, Fábio Nico foi o vencedor da 1ª edição do Concurso Nacional Fernando Ferramentas da Associação, realizado em 2019, e um dos Top 10 semi-finalistas do Concurso Selecção Europa organizado pela Associação dos Escanções de Portugal.

Filipe Wang
Head Sommelier no restaurante Alma, em Lisboa, do chefe Henrique Sá Pessoa, Filipe Wang tem o nível Advanced Sommelier do Court of Master Sommeliers de Londres, sendo o terceiro escanção português a alcançar este título. Foi um dos finalistas do Concurso Selecção Europa 2020 organizado pela Associação dos Escanções de Portugal tendo ficado em 3º lugar neste que foi o seu primeiro concurso.

Gustavo Alves
Director de Food&Beverage no Hotel Altis Grand, em Lisboa, e Professor na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril – ESHTE, Gustavo Alves iniciou o seu percurso como Chefe de Sala chegando a Director de Restaurante, e, já a trabalhar na restauração, licenciou-se posteriormente em Gestão Hoteleira passando para esta área. Antes do cargo actual, o seu caminho passou pelo Hotel Dolce Campo Real, como assistente de F&B, e de seguida pelo Ritz Four Seasons, em Lisboa, como supervisor de F&B.

Luís Carreira
Escanção no restaurante Aura e no wine bar Lisbon Winery, ambos em Lisboa; e actual coordenador da sala de provas da Viniportugal em Lisboa.

Manuel Faria
Escanção e Barman no Hotel Tivoli Sintra, com os cursos de Barman e de Chefe de Sala da Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa e de Escanção da Escola de Hotelaria do Estoril.

Marco Leyva
Barman, Escanção, Especialista em prova de produtos alimentares, Provador profissional de Pisco e Júri Internacional. Em 2012, abriu o Restaurante Qosqo, primeiro restaurante peruano em Lisboa, e, em 2013, fundou a empresa Muchik Lda, para explorar o bar WineΠsco, o primeiro bar dedicado ao Pisco em Portugal iniciando também a importação e distribuição de Pisco diretamente do Perú. Colabora com a revista O Escanção para algumas provas e em artigos especializados e com a Associação em masterclasses especializadas. Em 2016, abriu o bar The Beer Station, bar especializado no serviço de cerveja artesanal portuguesa.

Maria Alexandra Vicente
Wine Educator pela Wine & Spirit Education Trust (WSET); Membro da Câmara de Provadores da Comissão Vitivinícola Regional do Tejo; Membro da Associação Portuguesa de Enologia; Membro da Direção da Confraria Enófila Nossa Sra. do Tejo e Júri de diversos Concursos Nacionais e Internacionais.

Manuel Miranda
Escanção, já exerceu funções como tal e como Chefe de Mesa em vários complexos hoteleiros de luxo em diversos continentes. Foi vencedor do 1º Concurso de Cocktails no Médio-Oriente e finalista do Cokctailsympics, em Londres, em 1986. Participa regularmente em palestras e na organização de seminários pela Associação dos Escanções de Portugal e pela ASI. É Formador da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra em Escanção/Enologia e no Centro Alimentar da Pontinha – Enologia. É membro da direcção da Associação dos Escanções de Portugal como Vice – Presidente da Assembleia Geral e Delegado Regional de Leiria, Santarém, Coimbra e Castelo Branco.

Miguel Móteo
Diretor técnico de Viticultura e Enologia da Companhia Agrícola do Sanguinhal; docente na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (Instituto Politécnico de Leiria) das Unidades Curriculares de Enologia, Enogastronomia e Gastronomia e Vinhos; Membro da Câmara de Provadores da Comissão Vitivinícola dos Vinhos da Região de Lisboa; Membro da Câmara de Provadores de Aguardentes dos projetos de investigação realizados pelo INIAV em Dois Portos.; produtor de vinhos no Douro e consultor de Viticultura e Enologia em empresas da Região Demarcada do Douro e da Região Demarcada dos Vinhos de Lisboa.

Nuno Ferreira
Escanção certificado pela Associação, da qual é sócio, Nuno Ferreira é Jurista, Gestor Financeiro e de F&B, Sócio e Consultor Financeiro da Primal Advisors, Sócio Gerente do Restaurante Magna Carta e Sócio da Walk The Wine.

Paula Thomas
Escanção, Formadora na área dos vinhos e do turismo e Guia-Intérprete em várias línguas.

Romeu Oliveira
Actualmente, Técnico Superior do município de Oeiras; desde 2015, responsável pelas áreas de Marketing & Comercialização do projeCto Villa Oeiras, marca do Município de Oeiras cujo objectivo é a preservação e relançamento da Região Demarcada de Carcavelos; representante do Município de Oeiras na dinamização da Rota de Vinhos de Bucelas, Carcavelos e Colares e na Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV); professor/coordenador do Curso Profissional de Turismo da Escola Profissional Gustave Eiffel.

Vasco d’Avillez
Grande mestre do mundo do vinho e com uma vida dedicada a este sector, Vasco d’Avillez conta com cargos de grande responsabilidade na bagagem, tais como a presidência da ViniPortugal e da Comissão Vitivinícola Regional de Lisboa, entre vários outros cargos de direcção em várias instituições. Com uma forte ligação com a Associação dos Escanções de Portugal desde os anos 70, hoje em dia integra a equipa de formadores do Curso Profissional AEP.

Anca Martins
Vice-Presidente da Direcção da Associação dos Escanções de Portugal, Membro da Câmara de Provadores da CVRTejo e da revista O Escanção. Produtora, enóloga e proprietária da Adega Casal Martins

Helena Muelle
Empresária e proprietária da loja de vinhos Wines 9297, em Lisboa. Tem participado como Júri em diversos concursos nacionais.