top of page
Conheça o nosso júri
Alexandre Duque Vieira
Empresário no sector Imobiliário. Enófilo com experiência em diversas provas de vinho em Portugal e no estrangeiro.
Consultor da Quinta do Barão no Douro e Brand Manager do Champagne "De Saint-Gall" em Portugal.
Wine & Spirit Education Trust WSET 3 - Mérito
Curso profissional AEP - Nível 1
Consultor da Quinta do Barão no Douro e Brand Manager do Champagne "De Saint-Gall" em Portugal.
Wine & Spirit Education Trust WSET 3 - Mérito
Curso profissional AEP - Nível 1
Alexandre Eurico Lisboa
Arquitecto paisagista no município de Oeiras e Coordenador Técnico do projecto da Vinha e do Vinho Villa Oeiras, depois de 17 anos como Chefe de Divisão dos Espaços Verdes da Câmara Municipal de Oeiras.
Almiro Vilar
Escanção e, até há dois anos, Chefe de sala do restaurante Pabe, em Lisboa, onde exerceu a profissão por mais de 20 anos. Já assumiu o cargo de Presidente da Assembleia Geral na Associação dos Escanções de Portugal e é, actualmente, Vice-Presidente de Conselho Fiscal.
Anca Martins
Presidente do Conselho Fiscal da Associação dos Escanções de Portugal, integra a equipa de formadores do Curso Profissional AEP. Membro da Câmara de Provadores da CVRTejo, produtora, enóloga e proprietária da Adega Casal Martins.
André Villa de Brito
Licenciado em Gestão Turística e Hoteleira, pela Universidade Internacional, com 20 anos de experiência profissional no Turismo e Hotelaria, nacional e internacional, tem adquirido experiência como guia de Enoturismo, escanção e coordenador de eventos e incentivos em Portugal. Membro da Associação de Escanções de Portugal, é certificado pela WSET (Wine and Spirit Education Trust) no nível 1 e 2 de Vinhos, frequentou o nível 3 e está a aguardar a nota do mesmo. Certificado também pela Sherry Wine Academy com o nível Advanced, e a frequentar, actualmente, a French Wine Scholar. Já participou em vários concursos nacionais de Vinhos como membro do Júri. Em 2022, criou a Villa de Brito - Wine Tourism Consultant para fornecer serviços de consultoria.
António Mendes Nunes
Jornalista há quase meio século, o vinho sempre esteve presente na sua vida. Há quase 20 anos iniciou a escrita regular e diária sobre vinhos. Actualmente escreve na revista Paixão Pelo Vinho.
Artur Simões
Com um percurso profissional maioritariamente na área de recepção, sempre com ligação e paixão por restauração, começou a trabalhar em hotelaria no ano de 2003. Em 2019, o Alentejo Marmòris Hotel&Spa desafia-o a tornar-se o Escanção do hotel e, desde então, enquanto desempenha esta função, tem vindo a obter cada vez mais formação na área – adquiriu o nível 2 do WSET e tem participado em todas as formações dadas pela Associação estando neste momento a terminar aqui o nível II do Curso Profissional de Escanção.
Carlos Lopes
Actualmente, Gerente de Restaurante e Escanção no Lounge 28, no Hotel Holiday Inn, em Lisboa, tendo já passado por vários grupos nacionais e internacionais, como o Sheraton, o IHG, o Tivoli, o Altis, o Dom Pedro, o Onyria, o NEYA, onde sempre exerceu funções de chefia e de escanção. Foi aluno da 1ª Turma do Curso Profissional da AEP, sendo actualmente Suplente na equipa da Direcção da Associação. Graduado em Gestão Hoteleira, Gestão de F&B e CCP, é também formador nas áreas de Restaurante/Bar, Atendimento e Protocolo.
Catarina Fonseca
Guia-intérprete certificada oficialmente pela AGIC e pelo SNATTI. Trabalhou antes como responsável pelo Enoturismo no projecto da Vinha e do Vinho Villa Oeiras. Concluiu o Nível I do Curso Profissional da Associação dos Escanções de Portugal.
Cláudia Carvalho
Técnica na área da Enologia e Viticultura, formada pela Escola Superior Agrária de Santarém, com Nível 2 em Vinho na WSET, Certificado de Madeira Wine Educator. Actualmente, trabalha na
empresa WTejo- Consultoria e Enologia, que presta serviços de consultoria enológica, análises físico-químicas, microbiológicas e sensoriais. Já participou como membro de júri em diversos concursos nacionais.
empresa WTejo- Consultoria e Enologia, que presta serviços de consultoria enológica, análises físico-químicas, microbiológicas e sensoriais. Já participou como membro de júri em diversos concursos nacionais.
David Teixeira
Escanção com curso inicial de Restauração Mesa e Bar, realizado em Vila Real, e com experiência na área de hotelaria e restauração. Participou em vários concursos de Mesa e Bar regionais e nacionais. Tem formação em várias vertentes na área da gestão de hotelaria e restauração, com obtenção de certificados de frequência de formação profissional e certificado em vários cursos especializados. Adquiriu certificado de formação Wine&Spirit Education Trust. Já passou pelo restaurante Le Buffet, no Hotel Mira Corgo; pelo restaurante DOC de Rui Paula; pelo Hotel MonteBelo Aguieira Lake Resort&Spa; pelo Grupo Dux, no Palace restaurante em Viseu, no Hotel Casa da Calçada Relais&Châteaux e posteriormente no Ventozelo Hotel&Quinta. É membro da Associação de Escanções de Portugal e membro da Confraria dos Vinhos Verdes, com o título de “Oficial” e da Associação de Barman de Portugal. Já participou como membro de júri em vários concursos de vinhos nacionais e provas de Aptidão Profissional.
Eduardo Angel
Arquitecto de formação, com uma pós-graduação em fotografia e cinema, Eduardo Angel ganhou um prestigioso Emmy, pelo seu trabalho cinematográfico. Em 2018, foi convidado a apresentar uma TED Talk, sobre tendências culturais globais. Já viajou por mais de 65 países, em todos os continentes, geralmente fotografando adegas e artesãos. É co-fundador de várias empresas em Nova York, consultor e formador há mais de duas décadas, partilhando regularmente as suas ideias sobre tecnologia, cultura e storytelling numa ampla variedade de publicações internacionais e sendo um embaixador da cultura e dos vinhos portugueses.
Fábio Nico
Chefe de Sala e Escanção n'O Ermita – Hotel Convento de São Paulo, no Redondo, Alentejo, Fábio Nico foi o vencedor da 1ª edição do Concurso Nacional Fernando Ferramentas da Associação, realizado em 2019, e um dos Top 10 semi-finalistas do Concurso Selecção Europa organizado pela Associação dos Escanções de Portugal. É, actualmente, Vice-Presidente da Associação dos Escanções de Portugal.
Flávia Luz
Coordenadora de Estrutura, Certificação e Controlo e Gestora de Sistema da Qualidade da Comissão Vitivinícola do Algarve. Mestre em Viticultura e Enologia pela Universidade de Évora, a frequentar o curso WSET.
João Marques
Escanção, proprietário e chef do restaurante O Garfo, em Évora. É Delegado Regional da Associação dos Escanções de Portugal para o Alentejo e já participou como parte do júri em vários concursos de vinhos. Também foi formador durante 8 anos no IEFP e provador da Câmara dos Provadores da Comissão Vitivinícola da Região Alentejo.
Luís Carreira
Escanção no restaurante Aura e no wine bar Lisbon Winery, ambos em Lisboa; e actual coordenador da sala de provas da Viniportugal em Lisboa. É, actualmente, Suplente na Direcção da Associação dos Escanções de Portugal.
Mafalda Almeida
CEO da empresa de enoturismo, Wine a Try, e consultora nas áreas de enoturismo, de retalho alimentar (área de garrafeira) e de restauração. É formadora no sector do turismo, enologia, hotelaria e restauração e assessora de comunicação nas áreas de eventos, restauração e produtores vitivinícolas. Foi Directora da Licenciatura de Gestão Hoteleira e docente na Escola Superior de Ciências da Administração (ESCAD) e do Instituto Politécnico da Lusofonia (IPLuso). Leccionou igualmente Enologia na Licenciatura de Turismo, do Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo (ISCE) e Manutenção de Equipamentos em Hotelaria, no Instituto Superior de Novas Profissões (INP). Foi Directora de F&B em hotelaria na cidade de Lisboa, Directora Regional de Vendas em produtor vitivinícola da Bairrada, editora e relações públicas de edição ligada ao sector vitivinícola e assessora de administração, de empresas nacionais e internacionais, ligadas aos sectores de tecnologia de informação e de documentação, energia, banca e automóvel. É investigadora nas áreas do turismo/enoturismo, hotelaria, restauração, comunicação, marketing e empreendedorismo. Lançou dois livros em co-autoria, com os autores Nuno Abranja e Anabela Elias de Almeida, o “Gestão de Alojamento, Receção e Housekeeping” e o “Manual de Gestão Hoteleira” ,da editora Lidel e encontra-se, de momento, a desenvolver novo livro da editora ligado à Gestão do Negócio do Vinho. Frequentou o WSTE – Nível 2 e é Madeira Wine Educator pelo Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira, I.P. (IVBAM), Certified Port Educator pelo Instituto dos Vinhos do Douro e Porto, I.P. (IVDP) e está admitida pelo Conselho Regulador de Jerez de la Frontera para Formadora Homologa de Sherry Wine. Frequentou diversas formações na área de enologia e prova de vinhos ao longo de 16 anos.
Marc Pinto
Depois da estudar na Escola de Hotelaria de Santa Maria da Feira e de uma formação em Gestão, Marc Pinto ruma a Barcelona para um estágio no restaurante de 2 estrelas Michelin, a Enoteca by Paco Perez, onde trabalhou com Jonathan Morán e Florian David, duas grandes influências que o fizeram perceber que o storytelling é uma das melhores artes que o escanção deve dominar. Em 2015, a convite do Jonathan, entra como assistente de escanção, no Lasarte de Barcelona, de Martin Berasategui, na época com 2 estrelas Michelin, onde conhece António Coelho e Joan Carlez Ibañez, dois mentores que marcaram a sua carreira. Em 2016, passa a escanção principal, ano em que o restaurante ganha o estatuto de 3 estrelas Michelin, o primeiro em Barcelona. Três anos depois, ingressa no novo restaurante do chef Martin Berasategui em Lisboa, o Fifty Seconds Martin Berasategui, hoje já com uma estrela Michelin, onde tem a oportunidade de construir do zero a garrafeira do restaurante e onde permanece actualmente.
Manuel Faria
Escanção e Barman no Hotel Tivoli Sintra, com os cursos de Barman e de Chefe de Sala da Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa e de Escanção da Escola de Hotelaria do Estoril. É, actualmente, Suplente na Direcção da Associação dos Escanções de Portugal.
Manuel Miranda
Escanção com vasta experiência na área em Portugal e fora do país, em complexos hoteleiros de luxo. Formado pela Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, com especialização em várias componentes. Vencedor do 1º Concurso de Cocktails no Médio-Oriente e Finalista do Cokctailsympics, em Londres, em Fevereiro de 1986. Membro da mais antiga e prestigiada cadeia de Rotisseurs, a Confrerie de la Chaine des Rotisseurs. Membro da direcção da Associação dos Escanções de Portugal com participação em palestras e na organização de seminários desta mesma instituição e da ASI - Associação Internacional de Sommeliers, em Portugal e no estrangeiro, em rádio e em televisão. Vice –Presidente da Assembleia Geral da AEP e Delegado Regional desta associação nas regiões de Santarém e Leiria. Formador, certificado com o Curso de Formação Pedagógica de Formadores, em vários estabelecimentos de ensino na área de Escanção/Enologia. Responsável pela organização de vários seminários sobre vinhos e comidas nos estabelecimentos onde trabalhou. Colaborador da revista O Escanção, com artigos sobre vinho e outras bebidas.
Miguel Cachão
Actualmente, e desde 2011, é técnico de viticultura na AVIPE, sendo pós-graduado em Enologia. Também Provador na Câmara de Provadores da Península de Setúbal desde 2013 tendo participado em diversos concursos de vinhos nacionais.
Miguel Móteo
Diretor técnico de Viticultura e Enologia da Companhia Agrícola do Sanguinhal; docente na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (Instituto Politécnico de Leiria) das Unidades Curriculares de Enologia, Enogastronomia e Gastronomia e Vinhos; Membro da Câmara de Provadores da Comissão Vitivinícola dos Vinhos da Região de Lisboa; Membro da Câmara de Provadores de Aguardentes dos projetos de investigação realizados pelo INIAV em Dois Portos.; produtor de vinhos no Douro e consultor de Viticultura e Enologia em empresas da Região Demarcada do Douro e da Região Demarcada dos Vinhos de Lisboa.
Modesto Junqueira
Escanção e actual Secretário Relator do Conselho Fiscal da Associação dos Escanções de Portugal.
Nelson Guerreiro
Actualmente na Garrafeira Nacional, Nelson Guerreiro é aqui escanção e embaixador de marca de várias referências tais como a Antinor, a Tenuta San Guido, a Zenato e a Tomas, entre outras. Com grau Certified pelo Court of Master Sommeliers, do Reino Unido, Nelson já exerceu antes funções de Director de Vinhos no Enoteca de Belém, entre 2009 e 2017, e de Head Sommelier no restaurante de duas estrelas Michelin, Alma, do chef Henrique Sá Pessoa. Em 2019, recebeu o prémio de Melhor Escanção do Ano 2018 pela Associação dos Escanções de Portugal.
Nuno Ferreira
Escanção certificado pela Associação, da qual é sócio e actual Presidente de Assembleia Geral, Nuno Ferreira é Jurista, Gestor Financeiro e de F&B, Sócio e Consultor Financeiro da Primal Advisors, Sócio Gerente do Restaurante Magna Carta e Sócio da Walk The Wine.
bottom of page