Nos passados dias 26 e 27 de Novembro teve lugar em Anadia, na região da Bairrada, o evento anual de dois dias organizado pela Associação que compreende a Grande Gala Anual Escanções de Portugal e os dois concursos nacionais que organiza, o Concurso Nacional de Escanções e o Concurso Nacional Fernando Ferramentas.
Os dois dias de concurso, reunião e confraternização contaram com a presença de escanções, profissionais do sector, colegas, colaboradores e amigos e culminaram com a Grande Gala dos Escanções de Portugal 2023, que decorreu no Curia Palace Hotel, Spa & Golf, onde foram entregues os Prémios Escanções de Portugal e entronizados novos membros para a Confraria dos Escanções de Portugal.
Nos Prémios Associação dos Escanções de Portugal, entregues no Jantar de Gala, as distinções foram entregues a: Edgar Pacheco com o Prémio Santos Mota | Imprensa; Octávio Ferreira com o Prémio Ceferino Carrera | Carreira; Quinta do Perdigão, Sociedade Unipessoal, Lda. com o Prémio Melhor Produtor do Ano para Vinhos Tranquilos; Bacalhôa – Vinhos de Portugal, S.A. com o Prémio Melhor Produtor do Ano para Vinhos Fortificados; Quinta dos Abibes Vitivinicultura, Lda. com o Prémio Melhor Produtor do Ano para Vinhos Espumantes; António Saramago com o prémio Melhor Enólogo do Ano: e José Gonçalves com o Prémio Honorário.
Para a Confraria dos Escanções de Portugal, foram entronizados dois colegas, os escanções Manuel Miranda e Octávio Ferreira.
Fundamentais para a concretização dos dois dias de programa e competição foram os vários patrocinadores oficiais e entidades parceiras. A Associação pode contar com vários apoios para o evento no geral e para os concursos em si. Foram eles: nos patrocínios oficiais, o Município de Anadia, em todo o evento e concursos; o IVV - Instituto da Vinha e do Vinho no Concurso Nacional de Escanções 2023; e a Sogrape no Concurso Nacional Fernando Ferramentas. Como águas oficiais, a San Pellegrino e a Acqua Panna. E nas entidades parceiras, a Vinalda, a Comissão Vitivinícola Regional da Bairrada, as Caves São Domingos e a Alug’Aqui.
Comments