Na primeira edição do Concurso de Vinhos Escanções de Portugal, mais uma iniciativa da Associação dos Escanções de Portugal que apoia o sector do vinho em Portugal, e reconhecida pelo Instituto da Vinha e do Vinho (IVV), foram 184 os vinhos portugueses que estiveram em prova nos dias 4 e 5 de Julho, na sede da Associação, entre vinhos biológicos, tintos, brancos, rosés, generosos e licorosos.
O painel de jurados foi presidido por Artur Caldas, presidente da Comissão Técnica, e composto por profissionais da área, entre enólogos e escanções. Do grupo fizeram parte Almiro Vilar, Anca Martins, Diogo Amaro, Fábio Nico, Gustavo Alves, Manuel Faria, Manuel Miranda, Maria Vicente, Miguel Dominguinhos, Modesto Junqueira, Ricardo Ferreira, assim como o presidente da Associação dos Escanções de Portugal, José Carlos Santanita. Da Comissão Técnica, estiveram presentes e colaboraram Ana Branco, José Gonçalves, Pedro Branco e Tiago Paula.
Foi uma primeira edição marcada pela qualidade superior dos vinhos a concurso que resultou em 55 Medalhas, entre vinhos atlânticos, de montanha e de planície, medalhados com pontuação acima de 91 pontos, e 4 Grandes Tambuladeiras de Ouro, para Melhor Vinho Tinto, Branco, Rosé e Licorosos. Mas também na necessidade de distinguir os vinhos que obtiveram 90 pontos com uma Selo de Qualidade da Associação.
Como grande objectivo, pretende-se que este concurso seja mais uma forma de apoiar, promover e contribuir para a dinamização do sector do vinho em Portugal, nomeadamente o apoio aos produtores, assim como divulgar os grandes vinhos portugueses produzidos de norte a sul do país.
Para ver a lista de medalhados: https://www.escancao.com/concurso-escancoes-de-portugal
Comments