top of page
Foto do escritorEscançoes Portugal

Uma assembléia geral de sucesso na Geórgia


A 49ª Assembleia Geral da ASI, realizada em 18 de junho de 2018 em Tbilisi, na Geórgia, foi uma das sessões mais bem atendidas nos últimos anos. Estiveram presentes 50 presidentes de associações nacionais e a troca de opiniões e experiências entre eles e o Conselho da ASI resultou em muitas decisões positivas para o futuro da associação e da profissão.

A Associação dos Sommeliers da Geórgia, chefiada pelo presidente Shalva Khetsuriani, aproveitou a presença da assembléia em seu país para organizar um programa de visitas de seis dias. A Geórgia, como um dos destinos de vinho mais atraentes da atualidade, foi capaz de mostrar sua imagem como o berço da civilização do vinho através de uma série de degustações e apresentações de sua história do vinho, incluindo as origens da tradição única e multi-milenar do país de fazer qvevri vinhos - aqueles vinhos laranja / âmbar macerados em peles em ânforas subterrâneas.


Olhando para o futuro

Uma análise SWOT do ASI foi apresentada como resultado da coleta de informações de longo prazo por associações nacionais, para examinar mais de perto os pontos fortes e fracos, as oportunidades e as ameaças relativas à organização. Essa análise forneceu uma base sólida para os planos futuros do presidente Andrés Rosberg, que também foram apresentados nesta ocasião. Entre estes, um elemento principal é certamente o desejo de maior presença dos EUA dentro do ASI, pois uma maior participação dos EUA no ASI ajudaria a fornecer uma visibilidade muito maior para a nossa associação internacional no mapa do mundo.

Também foram estabelecidos planos para proporcionar maior promoção do Certificado ASI como um diploma exclusivo que esteja bem alinhado com as habilidades e conhecimentos esperados dos sommeliers de hoje em todo o mundo. Giuseppe Vaccarini, presidente da Associação Italiana de Sommeliers Profissionais e diretor do comitê de exames, também aproveitou esta oportunidade para entregar os diplomas aos vários países que realizaram o exame no início deste ano.


Novas abordagens

A equipe de Relações Públicas, Comunicação e Marketing, liderada por Michele Chantôme, apresentou seu trabalho recente, bem como um plano de atividades de marketing para o futuro. A nova visão da ASI PR, Comunicação & Marketing foi apresentada pelo coordenador da equipe Gabriel Dvoskin e outros membros da equipe, Liora Levi e Djurdja Katic. O mundo do vinho deve esperar uma visibilidade muito melhor da ASI nos vários canais de comunicação modernos, e estão sendo tomadas medidas para fornecer melhores comunicações com os membros e parceiros da associação.

Outro elemento novo a ser levado em conta na ASI é a inclusão de Sören Polonius como diretor do Comitê Didático. Na AG, ele apresentou sua equipe e expôs uma visão de educação e preparação de sommeliers para competições que deveriam ajudar os presidentes nacionais a prepararem seus candidatos para futuros concursos nacionais, continentais e mundiais.

Este ano, a família ASI também ganhou dois novos membros, pois a assembléia geral aprovou a inclusão da Nova Zelândia e das Filipinas como membros observadores.


Aprendizagem e entretenimento

Após a conclusão do programa oficial e do processo de tomada de decisão na Assembleia Geral, os participantes na Geórgia tiveram a oportunidade de desfrutar de uma aula magistral sobre o vinho georgiano realizada por Shalva Khetsuriani e anfitriões georgianos do governo, que foi seguida por uma conferência de imprensa com Funcionários da ASI.

Em cada reunião da ASI, o objetivo é sempre aprender algo novo, e a reunião georgiana não foi exceção. Os participantes tiveram a oportunidade de participar de uma degustação de "Saperavi" e conhecer as características da variedade principal de uva na Geórgia.

O evento teve até um lado glamuroso, já que os membros da ASI foram convidados para a premiere de “Prime Meridian Wine”, da famosa diretora de cinema da Geórgia, Nana Jorjadze. Após a projeção, os presidentes das associações participaram de um jantar gastronômico dedicado aos vinhos Hetsuriani. Visitas ao Museu Qvevri, uma visita ao "Wine Tunnel" de Tbilisi e master classes em especialidades georgianas e vinhos georgianos. Os presidentes também tiveram a oportunidade de visitar a Igreja Ortodoxa na Cidade Velha de Tbilisi, bem como o Museu Nacional.


Como é frequentemente o caso, o 49º GA da ASI foi infundido com muita energia nova, ideias e dedicação, e grandes oportunidades para aprendizagem e entretenimento.




11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page