Este ano foram 17 os concorrentes a participar no Concurso Nacional de Esvanções 2023 tendo ficado, numa primeira fase, o grupo de 6 semifinalistas composto por Carine Patricio, Fábio Nico, Filipe Wang, João Tiago Martins, Marc Pinto e Pedro Escoto, do qual foram apurados 3 escanções para a grande final: Carine Patricio, Filipe Wang e Marc Pinto.
Por fim, na grande Final que foi transmitida em live streaming para todo o mundo com o patrocínio da Vinalda, o grande vencedor, e pela segunda vez consecutiva, foi o escanção Marc Pinto, actual escanção e head sommelier no Fifty Seconds by Martín Berasategui, em Lisboa.
Seguindo-se Filipe Wang e Carine Patricio, nos segundo e terceiro lugares, respectivamente.
O concurso contou, novamente, com a condução da escanção e directora comercial da João M. Barbosa Vinhos, Teresa Barbosa e com o IVV - Instituto da Vinha e do Vinho e o município da Anadia como patrocinadores oficiais.
No grupo de jurados experiente convidado para ambos os concursos, um apoio fundamental para o sucesso do mesmo, e com Tiago Paula, presidente da Associação dos Escanções de Portugal, como presidente da Comissão Técnica, estiveram Agostinho Peixoto, Anca Poiana, António de Deus, João Marques, Manuel Faria, Manuel Lima, Manuel Miranda, Manuel Moreira, Nelson Guerreiro, Nuno Ferreira, Octávio Ferreira e Vitor Pinho. A estes, e como jurados convidados internacionais, juntaram-se Liora Levi, escanção norueguesa, presidente da Associação de Escanções da Noruega e directora de comunicação de eventos da ASI – Association de la Sommellerie Internationale; e José Urtasun, produtor espanhol de vinhos e proprietário da Bodega Remírez de Ganuza.
コメント