top of page
Viticultura

Quem é a Associação dos Escanções de Portugal?

Logo_novo_AEP_redondo_vetor_em portugues_2.png

Uma Associação cultural, de âmbito nacional, que agrupa os profissionais do serviço de vinhos e outras bebidas em estabelecimentos hoteleiros e similares.

Entre as suas actividades, a Associação dos Escanções de Portugal conta com:

- Promoção e divulgação dos produtos vínicos nacionais e internacionais;

- Cursos de formação e  especialização na área de serviço de vinhos,

- Conferências, palestras e colóquios sobre temas profissionais e iniciativas visando estimular a formação profissional dos seus membros;

- Visitas de estudo no país e no estrangeiro, principalmente a centros vitivinícolas;

- Divulgação da profissão, suas técnicas e deontologia, intercâmbio com associações estrangeiras congéneres.

fundo preto

Preocupada e empenhada com a educação dos  profissionais do vinho em Portugal, a AEP também fornece cursos de especialização e cursos profissionais.

Embora a AEP  não seja uma escola de Escanções | Sommellerie, como membro fundador da ASI endossa os títulos dos cursos de ESCANÇÕES de escolas que atendem aos requisitos e parâmetros internacionais de formação profissional e os padrões mínimos de formação académica estabelecidos por esta associação. (Ver escolas que organizam CURSOS DE ESCANÇÕES AQUI.)

A AEP também reconhece como profissionais os cursos Wine & Spirit Education Trust (WSET) NIVEL (III) .

Barrel Stack
Capa_139.jpg

Um pouco da nossa História

​​A Associação dos Escanções de Portugal, com sede na Av. Almirante Reis, 58 R/C Dto 1150-019 Lisboa, foi uma das fundadoras da ASI (Association de la Sommellerie Internationale), em 1969, e foi reconhecida como Associação em Portugal no dia 24 de Março de 1972. A AEP é assim uma das entidades mais ricas na história do vinho em Portugal. O Fundador e idealizador desta pioneira iniciativa foi o Escanção Fernando Ferramentas que nos simboliza na única estátua criada para homenagear o Escanção (Sommelier) no mundo. A mesma encontra-se na Cidade de Nelas (Dão) onde está descrito "Ao Escanção Por bem Servir..." Esta Associação foi ainda galardoada com a Medalha de Mérito Turística (grau Prata) em Abril de 1979.​ Reconhecida de utilidade pública em Maio de 1991 e ainda galardoada com Medalha de Mérito Turístico (grau Ouro) em Setembro de 1995.
O nosso Símbolo:
A TAMBULADEIRA

Sabe o que é uma TAMBULADEIRA?

 

As tambuldeiras (ou Taste-Vin) são peças feitas em metal, normalmente prata polida ou metal claro como o estanho polido. Parece uma concha, com alguns elementos em relevo e outros em baixo relevo no fundo e laterais desta concha para permitir que o vinho colocado lá seja avaliado quanto à cor, transparência e densidade, e depois provado.

Praticamente desaparecida das grandes salas de serviço, a tambuladeira “Taste-Vin” é um equipamento de degustação elegante e cheio de particularidades. Pequeno, metálico (normalmente confeccionado ou banhado em prata), exige técnica para o seu uso. Tem marcado no seu interior uma saliência central, na forma de uma meia-lua, e circunferências (bolinhas) laterais de diversos tamanhos, onde o vinho é vertido. Uma vez ali depositado, pode ser observado quanto à cor, transparência, aroma e estado de sanidade.
Muito antes do surgimento dos copos transparentes e da figura do Escanção/Sommelier, como um profissional especializado e dedicado ao vinho, em tempos mais românticos e bem menos tecnológicos, a tambuladeira era indispensável para verificar as condições do vinho. Tornou-se talvez até raro. Actualmente a tambuladeira é encontrada quase que somente nas adegas, onde o ambiente menos iluminado dificulta a avaliação dos vinhos.
E nos requintados restaurantes que se prezam do bom serviço, que o vinho e o cliente merecem.

bottom of page