top of page
CONHEÇA NOSSO JÚRI
Agostinho Peixoto
Especialista em Turismo, Gastronomia e Vinhos, actualmente director executivo da Espumanteria Portuguesa, empresa especializada em vinhos espumantes portugueses e em produtos gastronómicos relacionados.
Ana Miquelino
Actual Coordenadora Geral e Coordenadora da Câmara de Provadores da Comissão Vitivinícola Regional Távora – Varosa. Antes, exerceu funções no Departamento de Produção e Viticultura da Caves Vale do Rodo e prestou assessoria na Confraria dos Vinhos do Douro durante cerca de uma década.
Anca Martins
Presidente do Conselho Fiscal da Associação dos Escanções de Portugal, integra a equipa de formadores do Curso Profissional AEP. Membro da Câmara de Provadores da CVRTejo, produtora, enóloga e proprietária da Adega Casal Martins.
André Villa de Brito
Com 20 anos de experiência profissional no Turismo e Hotelaria, nacional e internacional, tem sido guia de
Enoturismo, escanção e coordenador de eventos e incentivos em Portugal. Membro da Associação de Escanções de Portugal, é certificado pela WSET (Wine and Spirit Education Trust) no nível 1 e 2 de Vinhos, frequentou o nível 3 e está a aguardar a nota do mesmo. Certificado também pela Sherry Wine Academy com o nível Advanced, e a frequentar, actualmente, a French Wine Scholar. Já participou em vários concursos nacionais de Vinhos como membro do Júri. Em 2022, criou a Villa de Brito - Wine Tourism Consultant para fornecer serviços de consultoria para o sector do enoturismo e produtores vitivinícolas.
Enoturismo, escanção e coordenador de eventos e incentivos em Portugal. Membro da Associação de Escanções de Portugal, é certificado pela WSET (Wine and Spirit Education Trust) no nível 1 e 2 de Vinhos, frequentou o nível 3 e está a aguardar a nota do mesmo. Certificado também pela Sherry Wine Academy com o nível Advanced, e a frequentar, actualmente, a French Wine Scholar. Já participou em vários concursos nacionais de Vinhos como membro do Júri. Em 2022, criou a Villa de Brito - Wine Tourism Consultant para fornecer serviços de consultoria para o sector do enoturismo e produtores vitivinícolas.
António Magalhães
A trabalhar no Instituto de Vinhos do Douro e Porto – IVDP, é também membro da Câmara de Provadores
Artur Simões
Com um percurso profissional maioritariamente na área de Recepção, sempre com ligação e paixão por restauração, começou a trabalhar em hotelaria no ano de 2003 e em 2019 começou o seu percurso como Escanção. Adquiriu o nível 2 do WSET e tem participado em todas as formações dadas pela Associação tendo terminado já o Curso Profissional AEP. Em 2022, foi um dos vencedores do Concurso Nacional Fernando Ferramentas com Medalha de Ouro e faz parte da actual Direcção da Associação.
Bruno Firmino
Com mais de uma década de carreira tem abraçado diferentes projectos na área de serviço, formação e desenvolvimento de conceitos, servindo inúmeros espaços como o Club dês Châteaux e o Frade dos Mares. Hoje em dia, com o seu projecto pessoal, partilha a paixão pelo mundo dos vinhos criando experiências e memórias com quem se cruza.
Carlos Eduardo
Director de Enologia da Quinta Parras Wines.
Carlos Lopes
Actualmente, director de F&B no Hotel Holiday Inn Continental, em Lisboa, tendo já passado por vários grupos nacionais e internacionais, como o Sheraton, o IHG, o Tivoli, o Altis, o Dom Pedro, o Onyria, o NEYA, onde sempre exerceu funções de chefia e de escanção. Finalizou na totalidade o Curso Profissional da AEP, sendo actualmente Suplente na Direcção da Associação dos Escanções de Portugal. Graduado em Gestão Hoteleira, Gestão de F&B e CCP, é também formador nas áreas de Restaurante/Bar, Atendimento e Protocolo.
Eduardo Angel
Arquitecto de formação, com uma pós-graduação em fotografia e cinema, Eduardo Angel ganhou um prestigioso Emmy, pelo seu trabalho cinematográfico. Em 2018, foi convidado a apresentar uma TED Talk, sobre tendências culturais globais. Já viajou por mais de 65 países, em todos os continentes, geralmente fotografando adegas e artesãos. É co-fundador de várias empresas em Nova York, consultor e formador há mais de duas décadas, partilhando regularmente as suas ideias sobre tecnologia, cultura e storytelling numa ampla variedade de publicações internacionais e sendo um embaixador da cultura e dos vinhos portugueses sobre as quais escreve no seu website EnoFragments.
Eugénia Queiroz
Escanção e chefe de sala no restaurante Origens, em Évora, desde 2016. A sua experiência na área de Empregado de Mesa começou em 2004 trabalhando nos grandes hotéis do Alentejo enquanto concluía os estudos. Trabalhou já como barmaid, em 2011, e tem o WSET (Wine and Spirtis Education Nível1 e 2. Concluiu a formação de Escanção na Escola Profissional de Turismo de Portugal, em Setúbal, em 2018. Desde 2021, escreve para a revista Mais Alentejo na secção de vinhos. Em 2022 obteve formação no Curso Nacional Fernando Ferramentas da Associação Nacional de Escanções de Portugal tendo sido a vencedora da terceira edição do Concurso Nacional Fernando Ferramentas, em 2023.
Eugénia Villar
Fábio Nico
Chefe de Sala e Escanção n'O Ermita – Hotel Convento de São Paulo, no Redondo, Alentejo, Fábio Nico foi o vencedor da 1ª edição do Concurso Nacional Fernando Ferramentas da Associação, realizado em 2019, e um dos Top 10 semi-finalistas do Concurso Selecção Europa organizado pela Associação dos Escanções de Portugal. É, actualmente, Vice-Presidente da Associação dos Escanções de Portugal.
Gabriel Duarte
Escanção Head Sommelier na Nunes Real Marisqueira, em Lisboa. Foi um dos candidatos do Concurso Nacional de Escanções em 2023 e tem já participado em vários concursos também como membro do júri.
Gilmar Brito
Engenheiro Biotecnológico, com larga experiência na indústria corticeira e pós-graduado em Enologia. Frequentou diversos cursos da WSET (Wine Spirit & Education Trust); tem feito parte do júri de vários concursos nacionais e internacionais; é formador na Escola de Turismo de Portugal; Presidente da Comissão Técnica do Concurso de Vinhos do Algarve; Orador em masterclasses; e desempenha funções de promoção em colaboração com a Comissão Vitivinícola do Algarve.
James Tojal
Jefferson Dantés
João Vasconcellos
Escanção, com o Curso Profissional AEP, actualmente a organizar experiências de prova de vinho, em ambiente privado, para turistas e empresas, com diferentes níveis de conhecimento e experiência no mundo vitivinícola.
Jorge Gomes
Com dois níveis do Curso Profissional AEP e uma pós-graduação em Enologia, é "o_gajo_do_vinho" no Instagram onde mostra o seu gosto e paixão pelo mesmo.
José Reis
Escanção desde 2018, a trabalhar na área da restauração há mais de 20 anos. Actualmente é chefe de sala na Casa de São Lourenço, em Manteigas.
Ilona Akulova
Com vasta experiência internacional, ao longo dos anos, teve a oportunidade de aperfeiçoar os seus conhecimentos em diversos programas profissionais, incluindo o WSET, a Port Wine Educator e o programa Court of Master Sommeliers, além de obter um diploma em Marketing de Vinhos e Enoturismo e o título de Embaixadora dos Vinhos de Portugal. Desenvolveu o jogo interactivo de degustação de vinhos "Blind Wine Monkey" que serve como uma ferramenta educativa e interactiva tanto para profissionais quanto para amantes de vinho. Além disso, como co-fundadora da primeira e única garrafeira na Letónia dedicada exclusivamente aos vinhos portugueses e autora do curso online "Segredos de Apreciação" para os curiosos, Ilona é conhecida por sua dedicação à promoção e educação sobre os vinhos portugueses. Como educadora, ministra cursos WSET, conduz masterclasses temáticas e actua como jurada em concursos nacionais e internacionais. Contribui com artigos para blogs especializados em vinho e oferece aconselhamento personalizado para produtores, restaurantes e clientes particulares e corporativos através da sua consultoria Bottled Assets.
Luís Carreira
Escanção no restaurante Aura e no wine bar Lisbon Winery, ambos em Lisboa; e actual coordenador da sala de provas da Viniportugal em Lisboa. É, actualmente, Suplente na Direcção da Associação dos Escanções de Portugal.
Mafalda Gusmão
Com 10 anos de experiência na prova de vinhos, concluiu com distinção os níveis 2 de formação do WSET - Wine & Spirit Education Trust. Participou em várias provas nacionais e internacionais. Iniciou a sua actividade profissional como Técnica de Laboratório na Comissão Vitivinícola Regional Alentejana, em 2006. Tornou-se membro da Câmara de Provadores da CVRA em 2013.
Manuel Miranda
Escanção com vasta experiência na área em Portugal e fora do país, em complexos hoteleiros de luxo. Vencedor do 1º Concurso de Cocktails no Médio-Oriente e Finalista do Cokctailsympics, em Londres, em Fevereiro de 1986. Membro da mais antiga e prestigiada cadeia de Rotisseurs, a Confrerie de la Chaine des Rotisseurs. Membro da direcção da Associação dos Escanções de Portugal com participação em palestras e na organização de seminários desta mesma instituição e da ASI - Associação Internacional de Sommeliers, em Portugal e no estrangeiro, em rádio e em televisão. Vice –Presidente da Assembleia Geral da AEP e Delegado Regional desta associação nas regiões de Santarém e Leiria. Formador em vários estabelecimentos de ensino na área de Escanção/Enologia. Responsável pela organização de vários seminários sobre vinhos e comidas nos estabelecimentos onde trabalhou. Colaborador da revista O Escanção, com artigos sobre vinho e outras bebidas.
Marco Leyva
Barman, Escanção, Especialista em prova de produtos alimentares, Provador profissional de Pisco, Júri Internacional e Empresário. Sócio da Associação de Escanções de Portugal deste 2010, ano em que iniciou
formação como Sommelier e Especialista em Cata em 2010 na Escuela Española de la Cata em Madrid. Em 2012 abre o primeiro restaurante peruano em Lisboa, o Qosqo. Em 2013 constituí a empresa Muchik Lda, para explorar o bar Wine&Pisco, primeiro bar dedicado ao Pisco em Portugal e com esta empresa começa a importação e distribuição de Pisco diretamente do Perú. Em 2014 realizou a formação como Provador Profissional de Pisco organizado pelo Consejo Regulador del Pisco. Em 2016 abre o bar The Beer Station, bar especializado no serviço de cerveja artesanal portuguesa. Tem sido membro do Júri do International Awards Virtus, entre outros concursos de vinhos. Organiza MasterClasses de Pisco para os alunos do curso de escanções da AEP.
formação como Sommelier e Especialista em Cata em 2010 na Escuela Española de la Cata em Madrid. Em 2012 abre o primeiro restaurante peruano em Lisboa, o Qosqo. Em 2013 constituí a empresa Muchik Lda, para explorar o bar Wine&Pisco, primeiro bar dedicado ao Pisco em Portugal e com esta empresa começa a importação e distribuição de Pisco diretamente do Perú. Em 2014 realizou a formação como Provador Profissional de Pisco organizado pelo Consejo Regulador del Pisco. Em 2016 abre o bar The Beer Station, bar especializado no serviço de cerveja artesanal portuguesa. Tem sido membro do Júri do International Awards Virtus, entre outros concursos de vinhos. Organiza MasterClasses de Pisco para os alunos do curso de escanções da AEP.
bottom of page