Dia do Escanção 2025
- Escançoes Portugal
- 10 de abr.
- 2 min de leitura
No dia 24 de Março de 2025 reunimo-nos para mais um Dia do Escanção em Portugal.
Este ano a data foi celebrada em Alenquer, na região dos Vinhos de Lisboa, com o apoio deste Município, do Turismo de Portugal, da Escola do Oeste e do Teatro da Rainha, contando na organização do programa com a colaboração da Doc Wines Lisboa.

No programa, uma visita à Serra de Montejunto, miradouro natural mais alto da Estremadura, onde a Adega da Labrugeira marcou o primeiro brinde do dia e onde foi possível ter uma panorâmica geral da região e uma melhor noção do seu terroir particular. Depois, um almoço no edificio Fórum Romeira, em Alenquer, onde vários vinhos da região de Lisboa puderam ser provados em conjunto com o menu preparado pelo restaurante local, Taberna do Areal.
Da parte da tarde, momento para um recital de teatro intitulado Cenas de Fim de Boca, performance com poemas de Henrique Manuel Bento Fialho, com direcção de Fernando Mora Ramos, do Teatro da Rainha, e com Fábio Costa, Henrique Fialho, Mafalda Taveira e Tiago Moreira em cena. E para a entrega de diplomas dos alunos do Curso de Escanção da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste.
Presentes para o momento, além do grupo de amigos e colegas reunidos, estiveram Daniel Pinto, da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, Elisabete Mendes, do Turismo de Portugal, Francisco Toscano Rico, presidente da Comissão Vitivinícola Regional de Lisboa (CVR Lisboa), Ricardo Noronha, da Adega Cooperativa da Labrugeira e Tiago Pedro, vice-presidente da Câmara Municipal de Alenquer.
Por fim, decorreu uma prova dos vinhos de Lisboa, um momento de Wine Networking, com a presença de um conjunto de produtores da região que puderam aqui dar a conhecer e degustar os seus vinhos. Foram eles, a Adega da Labrugeira, a Cas’Amaro, a Família Aguiar Wines, a Félix Rocha, a Quinta do Monte d’Oiro, a Quinta do Pinto, a Quinta dos Plátanos, a Quinta d’Rangel e a Quinta de São Bartolomeu.
Comments