Master of Port Portugal
- Escançoes Portugal
- 28 de out.
- 2 min de leitura
Vasile Grebencea é o 25.º Master of Port e o primeiro distinguido em Portugal.
O Palácio da Bolsa, na cidade do Porto, foi o palco da grande final da primeira edição portuguesa do prestigiado concurso internacional Master of Port, que distinguiu Vasile Grebencea como o primeiro Master of Port Portugal e o 25.º a nível mundial.
Natural da Moldávia e residente em Portugal, Vasile Grebencea é proprietário do Dogma Wine Bar, no Porto. Membro da Associação dos Escanções de Portugal (AEP), é bacharel em Marketing e conta com uma sólida carreira dedicada ao serviço e à promoção do vinho. Antes de fundar o seu próprio espaço, passou por casas de referência como a Portologia, o Bahr & Terrace (Lisboa), a Lisbon Winery e o Bairro Alto Hotel, colaborando também como tradutor oficial da winemaster.tv.
O pódio da competição ficou completo com Maria Pinto (2.º lugar) e Luís Carreira (3.º lugar).

O Master of Port é o único concurso internacional inteiramente dedicado a uma Denominação de Origem Protegida (DOP) — o Vinho do Porto, produzido na Região Demarcada do Douro, a mais antiga região regulamentada do mundo (1756) e Património Mundial da UNESCO.
Durante a competição, os candidatos foram avaliados em provas teóricas e práticas, testando o domínio sobre a produção, história, marcas, colheitas, harmonizações e serviço do Vinho do Porto.
O vencedor assume o papel de embaixador do Vinho do Porto, representando e promovendo este símbolo nacional junto de consumidores e profissionais.
“Esta estreia em Portugal é um marco histórico para a profissão de escanção e para a valorização do Vinho do Porto. É o reconhecimento do trabalho, dedicação e conhecimento dos profissionais portugueses, que hoje se afirmam ao mais alto nível.” — Tiago Paula, Presidente da Associação dos Escanções de Portugal.








