top of page
  • Foto do escritorEscançoes Portugal

Melhor Sommelier da Finlândia: Kirsi Seppanen



Aos 27 anos, Kirsi trabalha na restauração desde 2010, ano em que se formou na Gradia Hotel School, em Jyväskylä. Em 2011, ela se mudou para Tampere, onde ela trabalhava como garçonete em vários restaurantes antes de se tornar diretor do restaurante e bar de vinhos Deli 1909. Em dezembro de 2017, ela completou os estudos na escola sommelier Finnish Turku. A partir de setembro de 2018, na esteira das competições mais recentes, ela ocupará uma posição de sommelier no restaurante Ravinteli Bertha.

Apesar da pouca idade, ela já participou de muitas competições - um total de 10 2010-2018, a competição nacional Championships sommelier nórdicos finlandeses. Seu melhor resultado até hoje é seu primeiro lugar na competição do Melhor sommelier da Finlândia 2018.


Conversamos com Kirsi sobre seus sonhos e o treinamento de sommeliers na Finlândia.


P: Você ganhou a Competição Nacional da Finlândia este ano. Foi uma surpresa? E o que você acha dessa vitória?

Kirsi: Este é o meu primeiro título como melhor sommelier na Finlândia, e eu acho ótimo! É sempre divertido competir contra colegas, mas é muito bom vencer também! Estou feliz que meus estudos e treinamentos estão valendo a pena.


P: Qual será o efeito do título de Melhor Sommelier da Finlândia em sua vida profissional?   

Kirsi: Eu acho que deveria me dar novas oportunidades para conhecer profissionais, fazer novos contatos e talvez até conseguir ofertas de emprego. Eu também acredito que posso promover minha cidade, Tampere e os profissionais que trabalham lá, para destacar que existem vários sommeliers excelentes.


P: Como é a profissão de sommelier na Finlândia? Como poderíamos avançar?

Kirsi: Na Finlândia, há muitos excelentes sommeliers. Eu acho que provavelmente está relacionado ao fato de não produzirmos vinho, então é mais óbvio para nós descobrir vinhos de todo o mundo. E os nossos sommeliers são muito aventureiros, em termos de combinações de vinho e comida. Acredito que podemos melhorar ainda mais o treinamento e nos dar oportunidades de aprender juntos, com seminários ou opções de treinamento mais variados. Agora pode inscrever-se no WSET ou na escola de sommellerie em Turku. Eu também acredito que mais restaurantes devem contratar sommeliers profissionais para cuidar de sua lista de vinhos e serviço.


P: Você tem um sólido conhecimento de vinho e gastronomia. Como você pode avançar o conhecimento de bebidas e alimentos em seu país?

Kirsi: Na Finlândia, as leis sobre propaganda de álcool são muito rigorosas. Adicionar produtos finlandeses aos menus é uma boa maneira de apresentá-los ao cliente. É claro que o uso de produtos locais é cada vez mais importante nos restaurantes, à medida que os clientes se interessam mais pelos produtos finlandeses. Pessoalmente, tento informar as pessoas sobre as nossas bebidas e produtos gourmet, tanto quanto possível, no meu trabalho diário.

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page